segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que é nacional, é bom!



(Fotos: João Rodrigues)


A fotografia ocupa um lugar muito especial na minha vida. Isto já não é propriamente novidade para as duas ou três pessoas que acompanham o meu trabalho.

Desde que comecei a fotografar, mais a “sério”, que vejo o mundo de outra forma. Já passaram alguns anos, mas parece que a beleza que nos rodeia não para de me surpreender. Há dias que nascem gloriosos e acabam vertiginosos. As cores do e no céu explodem e deixam a sua marca para onde quer que a nossa vista alcance. Infelizmente, nem toda a gente vê, mesmo quando tudo se passa à sua frente.

Mas podia falar dos dias de nevoeiro, dos fabulosos céus carregados e escuros, da chuva, das sombras duras em dias de sol intenso. Podia falar das madrugadas, do anoitecer, das estrelas, da lua, do calor, do frio.

E ainda das caminhadas, das marés, da sensação libertadora que é estar à espera de tudo isto junto à minha câmara fotográfica. Do ritual que é organizar e limpar o equipamento para a próxima saída fotográfica. De montar o tripé e a câmara, de escolher a objetiva, de compor, de carregar no botão e ouvir o barulho do obturador. Há momentos e sensações que todos, sem exceção, deveriam ter e sentir nas suas vidas.

Tudo isto e muito mais faz agora parte da minha vida. A fotografia ofereceu-me, e continua a oferecer, muito mais do que aquilo que estava à espera. Mas é preciso gostar mesmo. Muito. Assolapadamente.

Para além de novos amigos, também eles apaixonados pela fotografia, passei a conhecer melhor o nosso país. Sozinho, ou acompanhado, tenho descoberto autênticas pérolas, locais magníficos e inspiradores. E são estes que gosto de guardar no cartão de memória da minha máquina. Que vibro ao revê-los sempre que abro os ficheiros para edição. É como se a viagem recomeçasse, ou nunca mais acabasse.

Se é verdade que o equipamento é o que menos importa em toda esta equação, não podemos desprezá-lo na totalidade. Com qualquer tipo de máquina podemos obter boas fotografias. E más, claro.

Não é a primeira, nem segunda, nem será a última vez que ouço alguém referir-se ao trabalho que mostro como sendo resultado do equipamento que possuo. Amanhã de manhã vou deixá-lo sozinho, fora de casa, e vamos ver se ele me consegue trazer alguma coisa de jeito. Talvez seja melhor esperar... sentado?!

De qualquer modo, seria mentira se não dissesse que toda esta tecnologia me fascina. Acho que, de um modo, ou de outro, mais, ou menos, fascina toda a gente. Quem não gostaria de ter, se pudesse, o último modelo da câmara, do tripé, ou aquela objetiva f/1.2 que tanto fascínio causa e que tão bons resultados oferece?

Atentem agora a volta que fui dar, para dizer que tenho um dos mais recentes produtos, para fotografia, feitos em Portugal. Uma bolsa para os meus filtros ND.

Mas não foi só este novo acessório que nasceu. Com ele aparece uma nova empresa, a Terrascape, que se vai dedicar a desenvolver equipamento para fotografia e fotógrafos. E portuguesa, de Portugal!

Não sei como consegui viver sem esta bolsa protetora todo este tempo. No início tinha poucos filtros. E baratos. E pequenos. Comprei uma bolsa pequena que facilmente os transportava, mas não era prática.

Depois de passar para o formato full-frame, com a compra da Canon 5D MK II, investi em filtros de 100mm, de densidade neutra full e gradientes. Comprei ainda o Lee Big Stopper. Um investimento que merecia algum cuidado. E tenho, só que até agora de forma “deficiente”.

Por não haver soluções interessantes no mercado, em matéria de proteção, tenho andado com os filtros nos invólucros originais. Acreditem que, embora me tenha habituado, não é nada prático e obriga, algumas vezes, a fazer ginástica.

Felizmente, tudo mudou. Agora sou um fotógrafo feliz. Graças a esta nova bolsa da Terrascape tenho os meus filtros mais protegidos do que nunca. Protejo-os contra riscos, torções, quedas e, como já me ia acontecendo mais do que uma vez, esquecimento.

É uma bolsa maneirinha – nem grande, nem pequena, do tamanho certo. E muito bem construída. No exterior, encontramos nylon cem por cento à prova de água e não foi colocada qualquer peça metálica, evitando-se o aparecimento de ferrugem, ou oxidação, decorrentes da chuva ou do sal do mar – onde passo muito do meu tempo a fotografar.

No interior, verifico que tenho espaço suficiente para guardar os filtros. E que a divisória é suave ao tato. Permite guardar até dez filtros na medida de 100 ou 150mm e, recorrendo a um passo de mágica, ou seja, voltando o separador ao contrário, quem tiver filtros de 85mm pode guardar até vinte unidades. Mais do que suficiente para esta vida de fotógrafo...

Na parte da frente temos uma bolsa onde é possível guardar o suporte de filtros e respetivos anéis. Ou seja, esta bolsa foi pensada por fotógrafos, para fotógrafos. Tem um objetivo. Cumpre na perfeição?

Sim e... sim!

Mochila às costas, tripé na mão e a nova bolsa para filtros a tiracolo, à altura do peito. Caso quisesse, podia facilmente prendê-la ao cinto das calças. Desta forma, será muito mais difícil esquecer-me dos filtros pousados na areia da praia, numa rocha, ou no meio de folhas e flores.

Estou no local certo para fotografar mais uma paisagem. Nossa. Portuguesa. Abro o tripé e coloco a câmara. Escolho a objetiva e insiro o cabo disparador. A luz à minha frente não espera por mim. Eu é que tenho que esperar por ela. Apresso-me a compor e a avaliar os tempos de exposição. Vou precisar de filtros para conseguir equilibrar o contraste de luz que existe no momento.

Na posição em que a bolsa se encontra acedo a eles sem qualquer problema. Agora que a uso, posso comprovar que é uma diferença como do dia para a noite. Pelo valor de um filtro tenho uma bolsa que protege todos os outros. E é nacional. É bom.

Registo o momento. E mais outro. E, porque estou entusiamado e inspirado com o que se passa à minha frente, mais um registo. Por fim, termino. Está na hora de arrumar tudo. Agora é ainda mais prático e rápido. Esta bolsa da Terrascape é fabulosa.

Terei fotografia(s)?










NOTA: Pensavam que me estava a esquecer? Pois bem, saiba mais sobre este novo produto no site da Terrascape, em www.terrascape.pt. Para já, pode encontrar esta bolsa nas lojas da especialidade, como  Niobo (www.niobo.pt), ou Jvalles (www.jvalles.com). Mas, em breve, em muitos outros pontos do país... e estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário