terça-feira, 6 de agosto de 2013

Para lá do Cabo Mondego, Figueira da Foz, 27-07-2013



Um vídeo num espaço (essencialmente) de fotografia?!

Sim, é verdade e tem uma razão. Se uma imagem vale por mil palavras, um vídeo pode significar algumas mais. O ideal seria poder juntar uma experiência sensorial mas, como para já ainda não é possível, vai mesmo ter de ser assim.

Para além das fotografias, que vou fazendo aqui e ali, com este ou aquele amigo (ou amigos), ou sozinho, vou tentar publicar alguns vídeos desses locais. Será uma forma, embora limitada, de tentar colocar as pessoas que por aqui passem nesses mesmos sítios. Como se, de alguma forma, estivessem lá comigo.

É também uma forma de conhecerem alguns locais que, eventualmente, não tiveram ainda oportunidade de visitar, ou que possa ter um ambiente diferente do que está habituado a ver, seja pelas horas, pelo estado do tempo, pelo enquadramento.

Sempre que me lembrar, ou me for possível, aqui deixarei um vídeo desta ou daquela sessão.

Por fim, nota para a qualidade dos mesmos. A ideia base, dos vídeos, acabei de explicar. Pelo que a qualidade será o que menos importa, já que tanto posso filmar com uma câmara DSLR, como com o telemóvel - este será seguramente muito mais utilizado para o efeito.

Espero, sinceramente, que seja do vosso agrado.

-----

Para lá do Cabo Mondego, Figueira da Foz, 27-07-2013

Mais um fim de dia para fotografar. Comigo está o Nuno Rodrigues e ambos tentamos registar o melhor que conseguirmos mais um pôr do sol. O mar, agitado, mantém respeito. Mas as nuvens, que são cada vez menos, vão ganhando alguma cor. Chegámos cedo, mas desde logo sabíamos que seria aqui que iam ser feitas as nossas fotografias, ficassem elas bem, ou assim-assim.

Aguardamos pela luz ideal. É uma espera que se faz com gosto. É bom sentir a natureza, a brisa fresca, o cheiro a mar, os salpicos no rosto. Está quase. Como companheiros habituais temos os pescadores. Cada um pesca o que mais lhe agrada: uns peixes, outros luz. Os meios para o fazer também não podiam ser mais diferentes.

Olhamos para todos os sítios em busca do melhor enquadramento. Terminado aqui, corremos para ali. Há que olhar e sentir com atenção e emoção. Fotografia é isto... e muito mais.

PS: Deixei, propositadamente, o som do vento e da água...





Sem comentários:

Enviar um comentário