terça-feira, 19 de junho de 2012

Fotografia das amizades

 
Uma das melhores coisas que a fotografia me ofereceu não foi o equipamento que tenho. Não foi a câmara, não foram as objetivas, não foi o tripé. A fotografia ofereceu-me algo muito mais valioso, que não se reflete na conta bancária, que não muda de mês para mês.

A fotografia ofereceu-me muitas coisas que não são contabilizáveis, nem em euros, nem em megapixéis, nem em distâncias focais. Ofereceu-me a possibilidade de ver o mundo de outra forma. Ofereceu-me momentos de prazer e paz de espírito. Mas, sem querer, ofereceu-me algo que há alguns anos, quando me comecei a interessar, mais a sério, por fotografia, não podia imaginar. Ou melhor, nunca pensei muito no assunto porque, pura e simplesmente, não tenho a capacidade de adivinhar o futuro. E ainda bem...

Afinal o que me ofereceu a fotografia?

Ofereceu-me algo inesperado. Mas que prezo bastante. Novos amigos!

Sim, amigos, daqueles em carne e osso, que falam connosco, com quem partilhamos histórias e que, só por acaso – ou talvez não, não sei – também gostam de fotografia.

E, talvez em igual número, novos conhecidos. Que ainda não são amigos chegados, mas a quem trato por tu, a quem posso ligar e conversar um pouco como se os conhecesse há anos. Talvez a distância não permita uma maior aproximação, mas sei que se precisar deles estarão lá para me ouvir, ou ajudar se for o caso. E o inverso aplica-se na mesma proporção.

Há momentos em que gosto de ir fotografar sozinho. Sei que isto acontece com a quase maioria das pessoas que se interessa (ou começa a interessar) por fotografia. Principalmente quando estamos à vontade com as questões mais técnicas. Há momentos que queremos só para nós.

Mas também gosto que partilhar momentos fotográficos com a e na companhia de amigos. Faz bem trocar experiências, ideias, histórias e estórias. Também é assim que podemos fazer evoluir a nossa fotografia. Entre amigos ensina-se e aprende-se muito. O que é bom.

------
Nas fotos, os amigos João e Nuno Rodrigues num final de dia dedicado à fotografia. E à conversa. E a um jantar muito para lá da hora.

2 comentários: